domingo, 13 de julho de 2014


Reflexão sobre o texto “ O modelo dos modelos”,  de Italo Calvino

Após a leitura do texto “ O modelo dos modelos” e relacionando com o Atendimento  Educacional Especial, é possível verificar que assim  como o  Senhor  Palomar deu a volta por cima e apagou da mente os modelos e  os modelos de modelos, para se deparar face a face com  a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus sins  , os seus não e os seus mas, que para ele pareceu praticável, cabe também, e, principalmente, ao professor do AEE repensar, recriar e reinventar práticas que não tem nada a ver, com o modelo do que seria o ideal, mas, reformular para  criar oportunidades do seu aluno, que é único, poder desenvolver-se  e praticar as  habilidades que lhe são favoráveis. Pois, entendemos que a função do professor do AEE consiste em propor atividades que permitam eliminar barreiras na aprendizagem e otimizar a aprendizagem dos alunos e sua inclusão no ensino regular. Essa ação, certamente, terá uma repercussão positiva no desempenho do aluno , principalmente, no espaço escolar. Em, (...) A regra do Senhor Palomar foi de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório(...), o acompanhamento do professor consiste no desenvolvimento de ações que visam ao progresso no desenvolvimento e na aprendizagem do seu aluno, bem como sua melhor interação na escola. Ele visa, a transformação, se necessário, dos esquemas de aprendizagem do aluno, bem como das práticas dos diferentes atores(professores e familiares) que atuam com esse aluno.

 

Referência bibliográfica:

Coletânea UFC-MEC: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 02: AEE para alunos com deficiência intelectual: Pedagogia da Negação. Págs 14 e 15.

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