Reflexão sobre o texto “ O modelo dos modelos”, de Italo Calvino
Após a leitura do texto “ O modelo dos modelos” e relacionando com o
Atendimento Educacional Especial, é
possível verificar que assim como o Senhor Palomar deu a volta por cima e apagou da mente
os modelos e os modelos de modelos, para
se deparar face a face com a realidade
mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus sins , os seus não e os seus mas, que para ele
pareceu praticável, cabe também, e, principalmente, ao professor do AEE
repensar, recriar e reinventar práticas que não tem nada a ver, com o modelo do
que seria o ideal, mas, reformular para
criar oportunidades do seu aluno, que é único, poder desenvolver-se e praticar as habilidades que lhe são favoráveis. Pois,
entendemos que a função do professor do AEE consiste em propor atividades que
permitam eliminar barreiras na aprendizagem e otimizar a aprendizagem dos
alunos e sua inclusão no ensino regular. Essa ação, certamente, terá uma
repercussão positiva no desempenho do aluno , principalmente, no espaço
escolar. Em, (...) A regra do Senhor Palomar foi de modelos, se possível
transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório(...), o
acompanhamento do professor consiste no desenvolvimento de ações que visam ao
progresso no desenvolvimento e na aprendizagem do seu aluno, bem como sua
melhor interação na escola. Ele visa, a transformação, se necessário, dos
esquemas de aprendizagem do aluno, bem como das práticas dos diferentes atores(professores
e familiares) que atuam com esse aluno.
Referência bibliográfica:
Coletânea UFC-MEC: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar. Fascículo 02: AEE para alunos com deficiência intelectual: Pedagogia da Negação. Págs 14 e 15.
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