quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Desenvolvimento e aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual
Profª Kely Cristiny S N Souza T 26 a- Campo Grande MS
 

                         LOTO LEITURA
 
OBJETIVOS:

  • Construir e aprender mais palavras por meio da brincadeira;
  • Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita;
  • Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem já faz uso do valor sonoro convencional(quando ainda não sabido);
  • Memorização.

CONTEÚDO:

Leitura na alfabetização inicial

TEMPO ESTIMADO:

02 AULAS/ 2h aula

PÚBLICO ALVO:

Crianças a partir dos 05 anos de idade.

Este jogo é composto por seis placas com cinco desenhos em cada uma, relativos a palavras com quatro letras: trinta palavras e as letras correspondentes ,avulsas.
Para jogar o loto leitura a criança deverá ter iniciado o processo de alfabetização. Indicado para crianças de 05  anos de idade.

O JOGO

Cada criança recebe uma placa quadriculada. O professor coloca as fichas com as palavras em um envelope e sorteia de uma em uma, dizendo-a em voz alta. As crianças terão a sua frente as letras avulsas do jogo. Ao ouvirem a palavra, verificam se tem o desenho correspondente e procurem as letras que a compõem. É o vencedor quem primeiro conseguir completar a placa.
É interessante brincar com freqüência utilizando este material. A repetição, o exercício de leitura, fazem parte da construção da linguagem escrita.

Segundo Vygotsky , 1989, os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento. Os jogos possuem um papel relevante no processo de aprendizagem fazendo com que os alunos adquirem iniciativa e autoconfiança.





4 comentários:

  1. Oi Kely!
    Jogar é gostoso para todos, por isso que o aluno se envolve tanto numa proposta de ensino por meio do lúdico. Então o resultado não poderia ser outro, senão a aprendizagem.
    Parabéns pela sugestão.
    Abç,

    Marta Mello

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kely!
    Achei muito interessante o jogo que você postou como sugestão, pois como você coloca fazendo referência a Vygotsky, os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento. Os jogos possuem um papel relevante no processo de aprendizagem fazendo com que os alunos adquirem iniciativa e autoconfiança. Portanto, por meio da ludicidade podemos trabalhar a atenção e a concentração e o jogo loto leitura proporciona isso para a criança com deficiência intelectual.
    Beijos,
    Vânia Bordim

    ResponderExcluir
  3. Através dos jogos as crianças aprendem brincando. É uma maneira lúdica de contemplar sucesso, diversão e aprendizado. Valeu a dica!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes recursos para serem utilizados em sala de aula.Aprender de forma lúdica é bem mais interessante. ótima dica,colega!

    ResponderExcluir